quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Liberdade...


A verdadeira liberdade é um acto puramente interior, como a verdadeira solidão: devemos aprender a sentir-nos livres até num cárcere, e a estar sozinhos até no meio da multidão.


Massimo Bontempelli

4 comentários:

  1. Duas coisas difíceis neste teu belo post:

    A liberdade e a solidão!..

    Todos nascemos livres mas também solitários..

    Onde está a nossa verdadeira liberdade?

    A verdadeira liberdade consiste em nos libertarmos do aprisionamento do ego e irmos além, alcançando um estado de consciência que nos torna imunes aos sofrimentos determinados por nossa consciência egóica. Orgulho, ciúme, vaidade, medo, desejo de posse, insegurança, ambição desmedida, são todos sentimentos relacionados ao ego e que nos impedem de viver uma vida plena.

    Eu me volto para o meu EU SUPERIOR para que triunfe em mim, (e vencendo a fraqueza do meu Ego inferior, digo: posso e quero elevar-me aos planos Divinos para colocar os pés sobre a terra firme da Liberdade e do real progresso a fim de que o Eu espiritual reine dentro de mim, se manifeste).

    Solidão:

    A solidão é para mim como uma escravatura de algo muito terrível.
    Olhamos à nossa volta e, nada temos, nada vemos, tudo nos falta, e baixamos a cabeça como uma ave deambulando sem rumo até cair esgotada num lugar vazio.

    Estar num cárcere, não implica solidão desde que dentro de nós o espírito de liberdade faça parte do nosso ego, o mesmo que estar sozinhos no meio da multidão e sentir-mo-nos livres, pois no nosso sentimento, está interiorizado o conceito de liberdade por nós libertado.

    Este teu post ele é alusivo à liberdade mas, está lá bem vincada no meio a palavra solidão pelo que, em contraposição, se enumera no texto já com o sentido exacto de se definir a liberdade como um acto puramente interior e é aí, que devemos definir o senti-mo-nos livres seja em que ponto ou situação for, e sempre que esse conceito exista em nós..

    Excelente este teu post, mas muitíssimo difícil de descreve-lo na totalidade porque nas sociedades do mundo actual, este conceito é muito discutido e muito preso de emoções por pessoas que, da liberdade, fazem o caos..

    Parabéns pela tua escolha..

    Bjos..

    ResponderEliminar
  2. É uma grande verdade, mas não é fácil nenhuma das duas!! ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. A Solidão é Sempre Fundamento da Liberdade .

    ResponderEliminar
  4. Acho que o meu amigo Aqui-Ali-Acolá disse tudo... É precisamente esse o motivo deste post! Estes dois sentimentos convivem lado a lado...e um complementa o outro! Ser livres implica estar só... só consigo mesmo... analisar atitudes e valores! Este post tem tanto de belo como de dificil! :) Beijinhos a todos!

    ResponderEliminar