quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Tristeza...


A tristeza é um livro sábio que se tem no coração e que nos diz centenas de coisas - impede-nos de apodrecer como um cogumelo debaixo de uma árvore; pouco a pouco vai fabricando uma provisão de ensinamentos para a vida...


2 comentários:

  1. É um facto que a tristeza quando se apodera de nós nos diz muitas coisas, pois quando ela nos invade, há que reagir positivamente para a superar.

    Temos uma forma de vida em que o sentimento (tristeza) é uma força negativa e positiva.

    Negativa no sentido de que quem não a souber controlar ou superar vai mergulhando e caindo cada vez mais, até ao ponto de ficar apoderado por essa emoção negativa que, para se levantar, nem o sexto sentido jamais evitará tal coisa.

    Positiva no termo clássico, que é o de pensar que, se em nós ela está presente mas a nossa mente nos dá a reacção de a superar-mos com o coração e a mente bem assentes nos eleva os sentimentos, onde se alcançará um regenerar de vida até à felicidade total.

    O Cogumelo é assim; em parte é triste mas que com o passar do tempo ele se transforma para uma dimensão maior, onde se deduz que ele fabrica um ensinamento de vida enquanto a sua vida durar, mas depois de ele morrer, outro Cogumelo virá com a tal provisão de vida ainda maior, visto que com ele, vem também junto centenas de coisas que nos são ditas se forem bem observadas.

    Não é por acaso que o Cogumelo tem várias formas de vida, neles eu vejo várias coisas.

    O menino, o rapaz e o homem.

    Vários eles são e tão lindos que quando os vejo penso: - Qual de vós será mais belo?..

    Mas vários tem com eles duas coisas, uns bons outros maus, onde os maus, só são maus porque não se podem comer, e a isso se pode dizer uma palavra que é (a tristeza)..

    E dentro deste contexto, está a tal provisão de ensinamentos para a vida.

    Talvez isto seja um pouco complexo mas, visto bem nas entrelinhas, chega-se à conclusão que um livro sábio, tem lá tudo, basta nós o ler-mos
    sem tristeza para não apodrecer-mos como o Cogumelo o faz.

    Post recomendado o teu com muita boa visão.

    Bjos..

    ResponderEliminar
  2. Muito bem analisado! :) A meu ver... A tristeza é tão necessária como a alegria! A tristeza quando vinda e analisada por nós pode-nos ensinar muita coisa... E contruirmo-nos pouco a pouco... A tristeza é o cair na realidade, o sair do nosso Mundo e observar meticulosamente a nossa Vida e conduta! Se não tivermos estrutura psicológica, auto-estima, serenidade, etc (como o cogumelo que precisa das condições certas, como a humidade, para crescer), nunca aproveitaremos essa tristeza para crescermos e mudarmos o que houver para mudar... e assim acabaremos por 'apodrecer' e cair num abismo sem fim! bjinho

    ResponderEliminar