terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Quando me amei de verdade...


Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.
E então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.


Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.
Hoje sei que isso é...Autenticidade.


Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de... Amadurecimento.


Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é... Respeito.


Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama... Amor-próprio.


Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.
Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é... Simplicidade.


Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.
Hoje descobri a... Humildade.


Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.


Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é... Saber viver!!!

Charles Chaplin

5 comentários:

  1. Quando me amei de verdade!..

    À medida que se vai lendo esta postagem, é como o tempo que passa por nós e nos vai amadurecendo em tudo aquilo que nos rodeia e nos faz gente para uma vida por nós escolhida.

    A Auto-estima..

    A Autenticidade..

    O Amadurecimento..

    O Respeito..

    A Humildade..

    O Amor-próprio..

    A Simplicidade..

    A Plenitude..

    Tudo isto, tal como diz o texto final, é saber viver..

    Fases da vida do nosso amor próprio em nós faz-nos ser assim; para connosco e para com a própria integração de vida em nosso ser!..

    Ultrapassamos muita coisa impossível quando nos amamos de verdade, não deixando ao acaso aquilo que podemos disfrutar da vida com um sentimento de luta pelo bater do coração e o elevar dos pensamentos.

    Temos em nós muita coisa ainda por descobrir, onde daí vem as emoções repentinas, umas descabidas do tempo outras fazendo parte do ímpeto crucial mas que se tornam reais quando caímos em nós.

    É quase como aquele sonho em que a metafísica põe no nosso além, fora do nosso ser, ao estar-mos elevados num outro espaço e estar-mos presentes neste mundo físico.

    Vivendo um dia de cada vez, será talvez a plenitude do saber viver, porque pensar no que errámos, faz-nos ser mais reais no presente para poder-mos alcançar o nosso amor próprio.

    Quando me amei:
    Fiz-me amado, fiz-me amar, fiz-me saber, fiz-me julgar, amadurecendo-me para que com tudo isso um dia possa SABER VIVER!..

    Grande escolha esta, mais uma para o meu Álbum de Preciosidades..

    Bjos,

    ResponderEliminar
  2. Aqui exponho um pequeno Poema de minha autoria
    depois comenta-o:

    A Desdita tem seu nome!..

    Montes e vales galgou,
    A desdita fugidia cujo seu nome passou.
    Registo de um nome falso?..
    Óh não, o seu nome ganhou, no tempo de uma batalha, Que tão cruel se tornou,
    Por vir ao mundo no acaso, de um amor sem beleza
    Cuja própria natureza, traiu sua formosura
    De ser uma mulher amada..
    Regresso da caminhada, entrou na vida enfadada
    De um título já roubado..
    Adversidade lutou, já não mais caminhou
    Para seu nome ficar,
    O nome era do campo, flor de Liz o de Bendita
    Graça bela tem com ela,
    De nascença até auréola
    Jamais tirado de si
    Aquilo que um dia vi
    No pranto de uma mulher..

    PS:-Comenta à tua maneira dizendo como o interpretas-te (A história), OK?

    Bjos..

    ResponderEliminar
  3. Este texto é o culminar dos últimos posts! Só amando-nos verdadeiramente... podemos amar os outros e tudo o que nos rodeia! Viver, não sobreviver... Viver, não existir...

    Em relação ao teu belo poema... Sou uma simples leiga em poesia... Adoro mas há muita coisa por descobrir... No entanto, só posso dizer o que me transmitiu, pois é a base de eu gostar dos poemas... Só gosto se me transmitem algo!
    No meu ponto de vista, o poema retrata a Mulher... que luta incessantemente pela felicidade e o amor... e que mesmo cavalgando por montes e vales... o amor acaba por torná-la (ainda mais) frágil e resignada com o que a rodeia! O amor é a sua desventura...
    Um poema muito bonito que retrata tantas e tantas mluheres que Amam intensamente... e deixam de cavalgar montes e vales...
    Desculpa se não corresponde ao que quiseste transmitir, mas foi o que senti ao lê-lo! Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Correcta a tua análise, apenas um senão na parte em que lhe querem roubar o nome que de nascença tem.

    Ela lutou por isso galgando montes e vales, chorando por lhe quererem tirar aquilo que lhe deram (Flor de Liz)..

    Batalha cruel lutou, por aquilo que lhe pertencia.

    O nome, a sua beleza e o amor nela existente.
    Jamais tirado de si, aquilo que um dia vi no pranto de uma mulher.

    PS:-A grande luta que hoje em dia se vê em muitos casos na discriminação da mulher.

    Os direitos que ela tem (querendo-a marginalizar) são de mentes oprimistas que as levam a uma desigualdade cruel.

    Digo fortemente a isto (NÃO), porque a mulher é mais forte que o homem, poderia aqui explanar muitos casos concretos disso, mas apenas vou referir um que é a base de muitos.

    Na DOR, a mulher suplanta o homem e de que maneira, e atrás disso, vem o resto..

    Bjos..

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente... Não querendo generalizar, mas a mulher tem o dom do sacrificio, enquanto que o homem pode adquiri-lo com o tempo... Nascemos predestinadas a amar sem restrições, a envolver-nos de corpo e alma, a darmo-nos por inteiro... nunca pela metade... a sofrer com a cabeça erguida...

    Um beijo

    ResponderEliminar