sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Cultive

Hoje de manhã, vinha para o Departamento e, o céu estava de um lado azul e luminoso e do outro completamente carregado de nuvens e escuro. No meio, apareceu uma maravilhoso arco-íris.Transpus isso para a minha vida neste momento e que pode ser aplicado à vida de qualquer um de nós. Tudo depende para que lado queremos olhar e caminhar. Ultimamente tenho-me esquecido disso... Também porque sou dramática por Natureza :P Sou tão emocional e sinto tão intensamente tudo que me esqueço da parte luminosa. Acabou! Chega de dramas! O desapego é necessário, mas não é um ponto final. Quero cultivar mais vida em mim, cultivar mais vida nos outros. Venha de lá o arco-íris da vida! E começa já! ;)

10 comentários:

  1. Gosto dessa tua motivação e determinação. Vale por cada semente qe plantares na tua vida, a regares e tiveres a necessária paciência para o seu natural crescimento.
    E depois?
    É só colher os resultados.
    Beijocas já ansiosas ;)

    ResponderEliminar
  2. É assim mesmo, vida para a frente, não podemos ver só a parte triste que a vida nos dá temos nem que seja à força procurar o melhor. Beijinho ;)

    ResponderEliminar
  3. Menina "Buxexinhas":
    Permita-me ser ousado e com sua licença comentar este post no seu excelente blog. Costumo acede-lo com curiosidade apenas por simpatia quando a encontro no "Enclavado" onde sou assíduo leitor. Felicito-a pelo seu belo trabalho "internauta".
    Como a Senhora, também eu me deparo muitas vezes a contemplar, estupefacto, os céus. Petrificado nos movimentos mas com pensamentos mais que vertiginosos na velocidade, fico em Aoé às mudanças e acontecimentos que parecendo espaciais são só, como nós o somos, parte desta esfera em que tudo nasce, acontece e se transforma absorvendo energia de uma estrela que é uma de mais de duzentos biliões na nossa galáxia, viajando num universo, em que as galáxias existentes são em maior número que o de grãos de areia em todas as praias do nosso planeta.
    Só um cérebro, complexo como o nosso, tal de tão grande complexidade pode imaginar e só através dele é que, hoje, digo hoje, nós o universo podemos atravessar, até com capacidade de entrar e escapar os "buracos negros" pois é o pensamento quem comanda e é a sonhar que se avança.
    Mas o que é que em nós contempla, o que é que em nós vê beleza numa aurora, num ocaso, num arco-íris? Será só neuronios e dopamina, sinais eléctricos e reacções químicas? Afinal não são aquelas cores o resultado da refracção de algo que é invisível? Será que é algo semelhante mas no inverso que nos acontece quando presenciamos, sentimos, ouvimos, desgostamos e até analamos aquilo que nos dá prazer? Será que para nós, homo-sapiêns, verdadeiramente só tem grande valor e fascínio aquilo, que analisado no interior do crânio, então e instantaneamente, dentro de nós e na nossa alma, na parte espiritual que desde que somos homens e mulheres nos faz perguntar e olhar os céus, no invisível de nós se refracta e sem volume ou massa, se sente e vale?
    Faz bem e eu entendo-a muito bem quando diz que vai cultivar a vida mas não a cultive de forma intensiva. Deixe espaço para o silvestre! Vai encontrar com toda a certeza muitos mais arcos-íris mas também gostará de olhar o rubro de uma várzea coberta de papoilas, o amarelo de uma florida colina de azedas flores de trevo, saborear negras amoras numa silveira que ladeia a rua onde à tanto tempo brincava ou o fresco de uma ribeira, na água que desce cantando, dançando entre fragas, montanha abaixo, ouvir o cantar de um pintassilgo, ver o voar acrobático das nossas andorinhas, sentir o vento levando-lhe os cabelos, até deixar que uma chuvada quente de verão seja razão para encharcada ate aos ossos dançar no meio de um adro sem se incomodar com os olhares de outros. Seja, viva feliz, deixe momentos livres para que a vida lhe aconteça.
    Obrigado por me ter feito pensar e desculpe-me os concelhos.

    Um beijinho
    Álvaro José

    ResponderEliminar
  4. "Sou tão emocional e sinto tão intensamente tudo que me esqueço da parte luminosa." - conheço a sensação xD

    ResponderEliminar
  5. Estou a escutar e interiorizar! :D Beijo enorme

    ResponderEliminar
  6. É isso mesmo Mary, mas às vezes não vemos ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. SuperFebras, antes de tudo, muito obrigada pelas palavras gentis e muito me agrada a sua participação aqui nestes meus Pedacinhos. A verdade é que pensava que ninguém conseguia ter os 'meus' pensamentos observadores... nem que seja só por um céu na sua dualidade. Fico contente que assim seja, afinal há mais pessoas complexas e sonhadoras como eu. Eu tenho um lema muito grande... 'O essencial é invisível aos olhos'. Podemos sempre, através da sensibilidade e inteligência emocional, transportar o que nos é visivel... para os recantos mais complexos e escondidos do nosso Ser. Os medos, os sonhos, os desejos, os sentimentos... tudo isto regula a maneira como lemos o que a Natureza nos dá. Eu sou feita de emoções... a sensibilidade estará sempre presente. E as divagações também. 'Cultive a vida mas não intensivamente'. É o melhor conselho. Estou a tentar... e tentar já meio caminho percorrido. Um beijinho grande e volte mais vezes ;)

    ResponderEliminar
  8. Sim, eu sei que sabes Roger ahahahah Beijoca

    ResponderEliminar
  9. Olá :
    Desde já o meu muito obrigado pelo seu tempo passado a ler aquilo que não passa de uma auto-análise. Fui eu um dos que corri e de alguma forma ainda corro, agora muito mais devagar, atraz de ideais, conformes da sociedade para que coubesse, metas pessoais para ser valorizado ao olhos dos outros, enfim uma corrida esfalfante, nalguns casos necessária especialmente no que cabe à família mas tão desgastante que nos leva a pensar que de alguma forma temos o direito ou o dever de aconselhar, socorrer ou pior dirigir a vida de outrens. Como se não tivéssemos todos o direito, o privilégio de errar e acertar, cair e levantar, amar e odiar, chorar e rir , loucamente chorar de tanto rir, loucamente odiar, só porque nos parecem alheios e distantes, aqueles que tanto amamos...
    Sim, menina Buxexinhas, voltarei, estou curioso !

    Um beijinho caloroso numa tarde gélida nas terras do Canadá

    Álvaro José
    febras@rogers.com

    ResponderEliminar
  10. SuperFebras, leio sempre e com muita atenção ;) Deveremos sempre correr atrás de ideais... Não pelos outros, por nós mesmos. A realização parte de nós mesmos para que os outros possam usufruir dela. Nunca poderemos esperar dos outros aquilo que somos ou procuramos ser. Eles são o que são, e nós só temos de ser o que somos... O Melhor de Nós! ;) Volte sim! ;) Beijinho grande também caloroso desta cidade a quem o Mondego beija os pés

    Sofia
    buxexinhas@gmail.com

    ResponderEliminar