sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Penedo da Saudade


Coimbra tem muitos encantos. Já falei de um aqui e hoje falo de outro. O Penedo da Saudade é um jardim datado de 1849 com uma vista linda e privilegiada para o Mondego e a mística cidade de Coimbra. Totalmente conectado com o espírito académico e poético Conimbricense, divide-se em diversos patamares e apresenta inúmeras placas que marcam eventos académicos, para além de poemas de Capas Negras desta cidade. Assim, a "Sala dos Cursos" e a "Sala dos Poetas" são dois espaços de visita obrigatória. É um jardim escolhido pelos enamorados dado a sua beleza, simbologia e misticismo. Diz-se que D. Pedro ia frequentemente a este jardim refugiar-se e chorar a perda da sua amada e saudosa Inês, pelo que teria sido ele a dar à Pedra do Vento o nome de Penedo da Saudade. Coimbra personifica em todos os seus recantos a saudade e o Amor. Este é só mais um deles. Esta é a minha Coimbra!

4 comentários:

  1. Para mim, é mesmo o maior encanto da nossa cidade. E ganhou novo significado para mim, pela saudade que também eu sinto de Coimbra...

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de Coimbra..agora há um tempo que lá não vou...fiquei com saudades!!!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Tens de vir Maria! Vamos tomar um cafezinho! ;) Beijinho

    ResponderEliminar