sexta-feira, 23 de junho de 2017

Dos Olhos


"É nos teus olhos que o mundo inteiro cabe,
mesmo quando as suas voltas me levam para longe de ti;
e se outras voltas me fazem ver nos teus
os meus olhos, não é porque o mundo parou, mas
porque esse breve olhar nos fez imaginar que
só nós é que o fazemos andar."

Nuno Júdice

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Das demoras

A minha frase favorita de sempre. Hoje relembrada pelas redes sociais. É tão assustadoramente verdadeira que me embrulha as emoções. É muito isto. 

domingo, 18 de junho de 2017

Dos afectos


O choque e a dor desta tragédia faz-me emocionar muito, ou não fosse eu feita emoções. É inimaginável Viver estas vidas mas revivemos com cada uma delas cada vez que ouvimos e vemos o seu banho de desespero e dor. No meio deste negro fumo surgem raios de luz de esperança disfarçados de solidariedade. E é aqui que fazemos a diferença. É urgente os afectos, é urgente o Dar(-se), é urgente amenizar estes corações despidos de tudo. Todos temos obrigação de o fazer. Chega de passividade e alheamento perante a dor e perda humana. Todos podemos ajudar... Vamos ajudar os bombeiros e as autoridades que arriscam as vidas para salvar outras. O seu lema é "para que outros vivam"... e nós podemos ajudar! Desloquemo-nos às corporações de bombeiros, façamos as nossas contribuições: águas (sem e com gás), barras energéticas, fruta verde, cobertores, roupa, ligaduras, compressas, etc. Todos podemos fazer a diferença, todos. 

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Dos sonhos


Sempre fui uma miúda sonhadora, desde pequena. Continuo a ser dentro da realidade que me cerca... uns dias mais outros dias menos. Sou interiormente inquieta. Olho para trás e vejo que fui construindo o meu caminho degrau a degrau, sem grandezas ou utopias. Venho de uma família humilde, muito, e sempre quis Ser maior. Não é maior do que os outros, é maior que Eu mesma. Lutei muito... contra marés e correntes contrárias. Olho para trás e sorrio... Estou a um (ou dois) passo de acabar um Doutoramento. Quero ter uma vida melhor e mais desafogada que os mais pais, e quero fornecer-lhes essa vida também para a velhice. Dos sonhos de menina... poucos restam, poucos vivem na réstia da esperança. A Vida mostra-nos que os caminhos chamam-se caminhos por alguma razão. Nunca são como queremos... mas não deixam de ser caminhos, mais ou menos acidentados. O importante é não pararmos de caminhar... e manter os sonhos bem acesos. Quando nos faltar a Fé, que o Amor prevaleça e nos dê forças. Apesar de tudo, eu continuo a acreditar (ou quero/tento) que é o Amor que nos salva e nos mantém vivos. 

terça-feira, 13 de junho de 2017

Dia de Sto. António


Ó meu rico Sto. António
Meu Santo de devoção
Tantas fogueiras saltei
Que me deste finalmente a mão

A chave única que te dei
O estrangeiro a ganhou
Abriu o meu coração
Mas que a dúvida tomou

Neste teu dia solene
Pouco mais tenho a pedir
Só que me dês uma ajudinha
Que tenho uma sorte de fugir

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Há dias difíceis...

Baleal 2015

... e depois há o dia de hoje. Tenho saudades de um pôr-do-sol no mar, muitas.

domingo, 11 de junho de 2017

quinta-feira, 1 de junho de 2017

O Amor...


.. é o que nos salva. Digo esta frase muitas vezes e cada vez faz mais sentido. O Amor aos nossos e aos outros, o Amor ao que acreditamos, o Amor à Vida... com tudo o que tem de melhor ou "menos melhor".