segunda-feira, 15 de maio de 2017

Namoro


Ontem, na sessão do meu Grupo de Jovens, resolvemos abordar o tema Namoro, Amor e Violência. Queremos que cresçam na Fé mas acima de tudo que cresçam como Seres Humanos equilibrados e conscientes. Convidámos um Orador já palmejado nestas andanças. No meio de muitas questões, umas inquietantes outras divertidas, ele pergunta: Porque namoramos com alguém? Porque estamos com alguém? Para que "serve" uma relação? Uns disseram que era para estarem felizes, outros para fazerem alguém feliz. Ele insatisfeito continuou a insistir até expor o que queria. Que não devemos estar com alguém porque nos queremos completar, de todo. Uma relação envolve construção. Envolve disponibilidade e vontade de ambos, apesar de manterem a sua individualidade, de quererem construir algo em conjunto... porque sentem que vale a pena... porque se complementam, mesmo sendo diferentes. Eu costumo referir que só devemos estar perto de quem nos acrescenta. E o Amor é isto mesmo. Acrescentar algo... Em Nós, no Outro e na Vida. E se a incompatibilidade das diferenças for maior do que o sentimento? Há que respeitar o Ser de cada um mas sem esquecer o nosso Ser e Sentir. É cansativo? É! Dá trabalho? Dá! Mas é um trabalho de equipa! E algo que é a chave... o diálogo. As palavras não ditas secam na garganta e formam nós. As coisas começam a ser mais difíceis de digerir, cada vez mais. A reciprocidade e a disponibilidade de ouvir... de aceitar a diferença... do querer... do sentir. Sem isto, não há edifício que perdure... por mais Amor que exista. 

2 comentários:

  1. As relações entre as pessoas, qualquer que seja a sua natureza e/ou dinâmica, não são uma coisa simples e fácil de gerir, somos seres complexos. As relações são complicadas e implicam esforços de parte a parte, são mutáveis ao longo do tempo. Havendo vontade, amor, desejo, compreensão a coisa tem boa base para ir adiante :)

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As relações são MUITO difíceis de gerir. Mas, é um caminho que se faz a dois. Haverá sempre cedências e moldagens a serem feitas... de ambas as partes, através do diálogo e da aceitação da diferença. O Amor é o motor... Mas o Amor não basta. :) Beijo PM

      Eliminar