quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Insuportáveis!


Sou totalmente a favor da luta por melhores condições de vida, seja em Portugal ou fora dele MAS por favor... Chega-se o mês de Agosto e é só 'AVECs'!!! Os AVECs são os emigrantes em França e alguns deles chegam a Portugal com a mania que são mais que os outros. Só falam  francês ou uma espécie de francês com lascas de português (nomeadamente palavrões) pelo meio e trazem os seus altos BMWs e Mercedes. Vêm a criticar tudo e todos... Que França é que é 'trés bonne'! Se é assim realmente então porque não ficam lá????? Vêm aqui chatear os outros e ainda me põe à beira de um ataque de nervos! É claro que não estou a generalizar, tenho imensos amigos emigrantes e não são de todo assim. Eu refiro-me a esta espécie específica, os AVECs com a mania que são mais que os outros e que renegam o Seu país. 

5 comentários:

  1. Estou de acordo, mas acho que já foi pior...esses avec's pertencem a uma determinada geração e tipo de imigrante...hoje em dia há (infelizmente) novas camadas e diferentes de imigrantes que já não é essa a imagem que deixam do nosso país.

    Respira fundo:) já só faltam 15 dias para Agosto acabar:)

    jinhoooosssss

    ResponderEliminar
  2. Quanto à postura de malharem em Portugal e compararem com a sua França (leia-se igualmente Luxemburgo ou Suiça), concordo plenamente. Até porque se é tão bom lá e tão mau por aqui, porque gostam tanto de nos visitar?

    Já relativamente ao linguajar que utilizam... acredita que por lá falam exactamente assim.

    Estive várias vezes por lá (normalmente em períodos com alguma duração e muito contacto com tugas - e não eram sempre os mesmos) e apercebi-me (leia-se arrepiei-me) da forma como falam entre eles.

    Os palavrões saem em catadupa e já fazem parte do léxico, ainda que venham a despropósito ou à frente das esposas e dos filhos. Não é por mal, é mesmo assim!!!

    Já o misturar as duas línguas, é outro aspecto negativo mas enraizado. Acabam por ser gozados pelos franceses e pelos portugueses, pois como chegam lá sem bases de francês, acabam por aprender a língua com os nossos compatriotas e às tantas já todos falam "atravessado". Ou seja, também não interpreto como "armação" deles, apenas a continuação do que por lá falam.

    Beijinhos e até amanhã :)

    ResponderEliminar
  3. Respirar fundo já não resulta Suri ahahah Beijinho ;)

    ResponderEliminar
  4. Sabes qual é o problema JPG, é as imitações... O perder a identidade para tentar copiar outra (e como se diz:mal e porcamente) acabando por não se ter identidade nenhuma em condições! A mania de que os outros países é que são melhores (ilusoriamente) é que me dá cabo dos nervos! :P Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. comentários de teor idêntico poderiam ser igualmente feitos por emigrantes em relação aos portugueses que vivem em Portugal a propósito da qualidade linguística (e já nem digo literária)do português falado e escrito por portugueses em Portugal. Em Portugal, oiço falar mau português, canta-se mau português; a televisão emite maus programas, de qualidade medíocre, e nem me refiro a padrões morais, porque estes são do foro de cada um...a perda de identidade não resulta unicamente da saída destruturante do país; lá dentro também se perde identidade. perde-se identidade por acordos ortográficos, perde-se identidade por perda de emprego, por perda de saúde, por perda de amigos, perde-se identidade quando a pessoa se identifica com bens materiais, como sejam os tais mercedes e bmw que tanta confusão parecem fazer-lhe... por que será? o ser humano perde identidade quando se deixa afetar pela perda de identidade de outros... os portugueses que vivem no estrangeiro não têm a mania que os outros países é que são melhores... bem pelo contrário, somos acérrimos defensores da nossa cultura, da nossa língua, não toleramos que ninguém fale mal de Portugal; aliás, quanto mais conhecemos outros países, mais gostamos do nosso... conhecemos Portugal e arredores... não somos maldicentes gratuitos, contribuímos (ainda) para o PIB português... frequentemente, sabemos mais do que duas línguas, corretamente...pois tenho nuita pena que o mês de agosto acabe tão depresa: é sinal de que o tempo não pára, mas não pára o de ninguém... um dia talvez lamente ter desejado que agosto passasse tão depressa...

    ResponderEliminar