sábado, 3 de março de 2012

Dom...

Todos nascemos com dons... Uns bons outros maus... Sempre achei que o meu dom era ajudar os outros e ontem tive uma prova disso... Quando andava na primária, antes e depois das aulas, alguns de nós estávamos ao cuidado de uma Senhora (à qual chamávamos 'Mestra'), que tomava conta de nós e nos orientava nos estudos. A minha Mestra era já velhinha... Correcta nos valores e dura/exigente nos estudos... Foi uma referência importante no meu crescimento... Nós não éramos muitos por lá e eu era das mais crescidas... Havia uma menina com cerca de dois anos a menos, a C., que tinha imensos problemas de aprendizagem e era muito difícil fazê-la comer algo... Era um alvo da irritação constante da Mestra... Aquilo mexia tanto comigo, já naquela altura, que eu passei a fazer os deveres com ela e a dar-lhe o comer na boca... Só para não a ver  chorar ou até mesmo protegê-la de levar umas reguadas... Ela só comia se eu lhe desse na boca e tínhamos dois anos de diferença... Ontem encontrei-a... É casada e tem um filho pequenino... Recordámos com carinho estes momentos... Afinal... E como é bom sabê-lo... O meu dom é desde muito cedo meu... :)

6 comentários:

  1. Uma vez perguntei a um conterrâneo nosso primo porque não tinha ele ido para jogador de futebol como o irmão, pois este fez uma fortuna graças a isso e é reconhecido em todo o país e no mundo do futebol.

    Disse-me com voz nada triste ou invejosa: "cada um é para o que nasce!"

    Alguém ouviu e perguntou-lhe: "e tu?"

    Respondeu prontamente: "eu? Eu foi para o ladrilho."

    Ou seja, às tantas já temos genes que nos condicionam.

    Ou além dos genes, já temos um "íntimo" (chamemos-lhe assim) que nos fazem ser mais ou menos egoístas/altruístas?

    Beijinho e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que há muito de genética... Mas também acredito que já temos um 'íntimo' com valores e sentimentos definidos... Com o tempo podem ser maximizados ou desvanecidos... :) Todos nós somos o que somos... Pela base familiar que nos dá os valores... pelas pessoas que vão passando na nossa vida e nos vão 'construindo'... Para o bem ou pelo mal... :) E olha que o ladrilho tem muito mais que se lhe diga do que o futebol ;) :P

    Beijinhos e óptimo fim-de-semana!!! ;)

    ResponderEliminar
  3. Isto é amor! Aproveitar os talentos para fazer crescer os outros. Specially You!

    :)

    ResponderEliminar
  4. Specially We!!! ;) Um beijinho cheio de luz ;)

    ResponderEliminar
  5. Eu ensinava um ou outro colega que ainda não tinham apendido a ler (eu já sabia ler quando entrei para a escola) e já sabia nessa altura que queria fazer isto a vida toda.

    ;)

    ResponderEliminar
  6. Vês... Os dons acompanham-nos desde sempre ;)))

    ResponderEliminar