quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

PAJE - Plataforma de Apoio a Jovens Ex-acolhidos

"A maioria das crianças que vivem longos períodos em instituições de acolhimento, são vítimas prematuras das famílias e/ou da sociedade.
Quando atingem a idade adulta, muitos saem dos Lares onde cresceram, sem qualquer apoio de retaguarda.
É comum encontrarmos comprometimento cognitivo e competências sociais frágeis, entre outras adversidades que dificultam as transições para a autonomização, mormente numa época onde os valores como bondade e compreensão escasseiam.
Após mais de 15 anos a apoiar crianças e jovens em acolhimento residencial e recorrendo às conclusões alcançadas no doutoramento concluído em 2014, na Univ. Coimbra, foi entendido criar a Plataforma de Apoio a Jovens Ex-acolhidos - PAJE.
Sob a égide do Instituto de Psicologia Cognitiva e Desenvolvimento Humano e Social (Unidade de I&D da Universidade de Coimbra - IPCDHS/FCT), surge uma Plataforma que visa promover a inclusão, proporcionando apoio em situações burocráticas do quotidiano (IRS, arrendamento, direitos do trabalho, apoios sociais, procura de emprego/formação, etc.), com a ajuda de uma equipa multidisciplinar, que eventualmente criará laços de confiança e interesse mútuo, concorrendo para um contexto securizante, tão necessário para quem já sofreu abandonos.
A PAJE propõe-se prestar igualmente apoio (psicológico, jurídico, aconselhamento/counselling, etc.) de forma informal, colocando os conhecimentos e experiência de profissionais voluntários, ao serviço de quem não foi bafejado pela sorte, numa fase precoce da vida, restituindo um pouco de justiça."

FACEBOOK

E esta é a PAJE. Um projecto em que o meu querido JPG me inseriu, felizmente. É sem dúvida um Homem de causas, dando tudo o que É e Sente em prol do que Acredita. Ele sabe que sou de emoções e de pessoas. Há uns que vêem e dizem "coitadinhos", há outros que vêem e dizem "vamos lá mudar isso". Implica compromisso e dedicação... mas, muitas vezes só a presença. O saberem que estás lá e não os abandonas mesmo quando o Mundo já o fez, tantas vezes. Então, "vamos lá mudar isso"! :)

4 comentários:

  1. Olá, bom dia!

    Que é que se passa com a menina, humm? Deixei há três dias o meu email num post abaixo para esclarecer uma situação e a menina não diz nada. Será que viu?

    :))

    ResponderEliminar
  2. Não vi!!!!!!!!!!!!! :O Mas vou já ver! ahahah

    ResponderEliminar
  3. Ops!!!

    Tamanha honra!!!

    Obrigado pela partilha, pelos elogios e principalmente... pela disponibilidade!!!

    Vamos a eles!

    Beijinho

    ResponderEliminar