"Numa altura em que muitas pessoas estão de férias, estas festas e romarias assumem-se como um ponto de encontro de excelência, que propicia o reencontro festivo de familiares e amigos.
Estas festas mantêm um forte pendor religioso. A célebre viagem do “Círio” entre a Igreja de Santa Cruz, na Baixa de Coimbra, e Ribeira de Frades é um dos pontos altos das festividades. Com mais de 600 anos de história, esta viagem continua a mobilizar muitos fiéis não só desta localidade como também das freguesias vizinhas. A pé, de bicicleta, carro, mota, trator, cavalo e até em carroças puxadas por animais, são muitos os devotos que acompanham a bandeira com a imagem da santa nesta romaria. A estes “peregrinos” vão-se juntando outros, nas várias localidades por onde passa, e há também quem, à beira do caminho ou nas janelas, saúde a santa e atire flores à sua passagem.
A recriação da viagem do “Círio” é um dos momentos com maior tradição destas festas que acabam por envolver a população da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades mas também de todas as localidades por onde passa.
O “Círio” sai da Igreja de Santa Cruz no dia 15 de agosto, às 8h30, e vai percorrer um longo percurso até chegar a Ribeira de Frades. No final do dia, às 19h00, faz o percurso inverso, já não em romaria mas transportado em jipe, até chegar à Baixa." daqui
E é já hoje!!! Pois este dia começa em minha casa por volta das 7h30m com alguns amigos a comer chanfana e beber cerveja antes de ir "esperar a bandeira". Repito... 7h30m da manhã! Imaginem o que vem depois ao longo do dia! :P eheheh
Sem comentários:
Enviar um comentário