Qual Halloween qual quê?! Na noite de hoje, quando era mais novinha, andávamos a cantar os Bolinhos e Bolinhós. Irreconhecivelmente mascarados, com abóbora esculpida por nós com uma vela no seu interior e um saquinho para o dinheiro lá cantávamos:
"Bolinhos e bolinhós
Para mim e para vós,
Para dar aos finados
Que estão mortos e enterrados
À porta da bela cruz
Truz! Truz! ( bate-se à porta)
A senhora que está lá dentro
Sentada num banquinho
Faz favor de vir cá fora
P´ra nos dar um tostãozinho"
E se nos dessem dinheiro cantávamos:
"Esta casa cheira a broa,
Aqui mora gente boa."
E se nada recebêssemos cantávamos:
"Esta casa cheira a alho
Aqui mora algum espantalho."
Grandes tempos... É uma pena não preservarmos o que é tão nosso e já desde há muito tempo. É isto que marca a cultura de um país. Que estes pequenos momentos não morram e se valorizem de geração em geração... porque se tal acontecer... Estamos a perder a nossa identidade (mais ainda)...
Eu também sou do teu tempo, eu também estive presente nessa tradição. Era tão giro. No final reuniamo-nos e partilhávamos os bens que tinhamos recebido. Hoje em dia a malta quer é computadores e telemóveis, enfim...
ResponderEliminarCompete a nós não deixarmos morrer as tradições...Tenho a mesa da sala com uma panela de 3 pernas, teias de aranha, uma tarantula e uma bruxa ao pe que, quando se chega perto começa a rir doidamente...e, ao lado, aboborinhas com velas dentro!! Logo, há serão cá em casa...Queres vir?
ResponderEliminarBeijocas e bom haloween.
Graça
ResponderEliminarSim Gon, a era do mediatismo... Eu tenho imensa pena que se deixe morrer estas tradições... Mas no que depender de mim, continuarão! :) Beijinhos :)
Adoraria Gracinha... Que ambiente magnifico! :) Um beijinho grande
ResponderEliminar